Projectos

A RAMAO realizou, nos primeiros tempos após a sua instalação, sessões de sensibilização sobre a alteração da sigla da AFAO para RAFAO, conseguiu um espaço físico, no Plateau, onde funciona a Sede da Associação, contactou as ONg,s congéneres sediadas na capital do país, visitou potenciais parceiros, nomeadamente, o Presidente da República, o Primeiro Ministro, o Presidente da Assembleia Nacional,o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, a Ministra para os Assuntos da Mulher, a Presidente do ICIEG, o Corpo Diplomático residente na Praia, as Empresas, a sociedade civil para início de possíveis parcerias.

Tendo em conta a larga experiência dos membros que integram a Direcção da RAMAO na luta contra a pobreza que em Cabo Verde tem o rosto feminino e que atinge 30% da nossa população, a Célula montou vários projectos que foram encaminhados para os diferentes parceiros, para financiamento, ao longo deste ano de existência.

Esses projectos nas áreas da educação, saneamento, luta contra a Sida, redução da pobreza através do micro crédito, Igualdade e Equidade de Género, entre outros, destinam-se a ajudar as populações das zonas rurais (Concelho da Ribeira Grande de Santiago, Praia Rural e S. Lourenço dos Orgaõs) de um modo geral mas sobretudo as mulheres chefes de família e jovens desempregados a melhorarem o seu nível de vida e a inserirem no mercado do trabalho, através da formação profissional.

Ao longo da curta existência da RAMAO várias foram já as parcerias efectivadas, por exemplo, com a Comissão Instaladora do Município da Ribeira Grande de Santiago por ocasião das festas do Senhor Santo Nome de Jesus, em Fevereiro de 2008.Para assinalar essa efeméride foi realizada uma PRIMEIRA FEIRA DE PROMOÇÂO SÓCIO-ECONÓMICA que contou também com a parceria do Ministério da Agricultura e do Ambiente. O mês de Março, mês da Mulher, a RAMAO comemorou, em parceria com a DGAEA e a Comissão Instaladora do Município de S. Lourenço dos Órgãos, o seu primeiro aniversário e o Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de Março.

A Jornada de Reflexão, realizada em S.Jorge dos Orgãos, sob o lema “A Mulher no Desenvolvimento Local”, que congregou mais de 500 pessoas, entre mulheres e jovens, vindas de todos os Municípios da Ilha de Santiago, foi uma ocasião impar para se reflectir a situação actual da mulher, analisando as vitória alcançadas e perspectivando os desafios que se colocam à camada feminina nesta viragem do século.

No dia 7 de Março, foi inaugurada, na sala do Munícipe, na Cidade da Praia, uma Exposição/Venda de artesanato feminino, retratando as qualidades e potencialidades das nossas mulheres na arte do bordado, renda e pintura e na valorização do nosso artesanato nacional.

Comemorou-se também, com pompa e circunstância, o 27 de Março, Dia da Mulher Cabo Verdiana. A RAMAO foi chamada a contribuir, através de palestras, entrevistas radiofónicas e televisivas, sobre a problemática da mulher cabo verdiana nos nossos dias. Uma exposição de pintura intitulada “UM OLHAR SOBRE A MULHER CABO VERDIANA” organizada , em parceria com a direcção da Promoção Cultural, foi inaugurada nesse dia 27, no Palácio ILDO LOBO, pela Primeira Dama Senhora Adélcia Pires, na presença de artistas plásticos e de várias individualidades, nacionais e estrangeiras.

No quadro das eleições autárquicas, de 18 de Maio, e em relação ao projecto “plaidoyer” implementado pela ICIEG e a Rede de Mulheres Parlamentares, a RAMAO integrou as delegações que, ao longo do mês de Março, fizeram contactos, ao alto nível, junto dos dirigentes políticos nacionais para os sensibilizar para um aumento da presença feminina nas listas para as Autárquicas de 2008.

O processo de recrutamento de membros e simpatizantes da RAMAO é uma constante. Hoje, a Associação conta com mais de duzentos membros, possui um Plano de Acção para o período 2008/2010, 2 quadros efectivos e várias voluntárias distribuídas pelas diferentes áreas de intervenção da RAMAO.

A RAMAO é membro, de pleno direito da Plataforma das ONg, s e da Câmara de Comércio de Sotavento.

No quadro do reforço da capacidade da AFAO, foi assinado, a 6 de Abril de 2007,entre a AFAO e ACBF (Fundação para o reforço da Capacidade em África), em Dakar, um donativo cujo montante se eleva a um milhão e setecentos mil dólares.

Esse projecto, que como o próprio nome indica, destina-se ao reforço da capacidade da AFAO (Bureau Executivo),sediado no Senegal e das 16 Células dos países que integram o espaço CEDEAO, é gerido por um Conselho de Administração presidido pela 2ª Vice Presidente, Josefina Chantre e pelos seguintes países: Senegal, Guiné-Conakry, Benin, Togo, Niger, Nigéria e Libéria.

O referido projecto tem a duração de 4 anos e é coordenado pela Presidente da RAFAO, Mme Khady Fall TALL.

Foram já realizadas 2 reuniões do Conselho de Administração tendo sido a última realizada na Cidade da Praia, em Dezembro de 2007.